UMA PEDAGOGIA AMBIENTAL
PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA PAROQUIAL SÃO RAIMUNDO NONATO EM CAMPESTRE
DO MARANHÃO-MA
No mundo em que vivem adultos e
crianças, constitui-se de vários fenômenos sociais e naturais, onde
principalmente as crianças se mostram observadoras e curiosas. Desde pequenas
com o convívio junto á natureza e o meio social em que vivem, as mesmas
aprendem sobre o mundo, sempre indagando e procurando respostas ás suas
perguntas. Como são agentes integrantes de grupos sociais, vivenciam
experiências de diversos aspectos que acontecem na vida cotidiana, começando
assim a construir conhecimentos referentes ao mundo que estão envoltos. O
intuito de uma abordagem prática de uma pedagogia ambiental é que ela possa
ocorrer de forma integrada com a didática em sala de aula, para que não seja
elaborada somente em temas transversais, analisando o quanto é importante o
ensino sobre educação ambiental desde as séries iniciais, desenvolvendo
práticas que visem à sustentabilidade e uma consciência ambiental considerável
por parte dos educadores e educandos. O projeto foi realizado com 228 alunos
das séries iniciais e seus respectivos professores. Inicialmente realizou-se
uma palestra/capacitação para os professores, mostrando metodologias e práticas
ambientais á serem trabalhadas com seus alunos; em seguida, por meio de
oficinas e palestras com o apoio de todo o corpo docente, este já capacitado,
foi possível levarmos o conhecimento de forma ampla e enriquecedora para os
educandos, tudo isso nas dependências da escola, por meio de palestras sobre educação
ambiental, coleta seletiva e reciclagem, produção de uma horta suspensa, coleta
seletiva do lixo produzido na escola e posteriormente desenvolvimento de
materiais pedagógicos com a reciclagem, dando-lhes o embasamento necessário
para a aquisição de valores e conhecimento, para se tornarem seres
transformadores e participativos dentro do processo dinâmico, que é o da
educação ambiental. Tais práticas modificaram de forma significativa o ritmo
dos educadores e educandos, simplesmente pelo fato de todos estarem engajados
nessas ações, sendo observado mediante tal projeto uma responsabilidade e
consciência ambiental que antes não se percebia, promovendo nos envolvidos uma
reflexão ambiental, rendimento escolar e reconhecimento da sociedade. Portanto,
é de extrema urgência que o conhecimento escolar não seja alheio ao debate
ambiental travado pela sociedade, e que a mesma ofereça meios de o aluno
participar, refletir e manifestar-se, surgindo assim, um ser consciente,
ganhando experiências, competências e habilidades no que diz respeito a uma
consolidação de valores ambientais.
Palavras-chave: Educação ambiental; Educadores;
Educandos; Rendimento escolar; Valores ambientais.
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