quarta-feira, 15 de maio de 2013

Projeto da turma de biologia/Porto Franco, será apresentado no ciência e vida 2013



UMA PEDAGOGIA AMBIENTAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA PAROQUIAL SÃO RAIMUNDO NONATO EM CAMPESTRE DO MARANHÃO-MA




No mundo em que vivem adultos e crianças, constitui-se de vários fenômenos sociais e naturais, onde principalmente as crianças se mostram observadoras e curiosas. Desde pequenas com o convívio junto á natureza e o meio social em que vivem, as mesmas aprendem sobre o mundo, sempre indagando e procurando respostas ás suas perguntas. Como são agentes integrantes de grupos sociais, vivenciam experiências de diversos aspectos que acontecem na vida cotidiana, começando assim a construir conhecimentos referentes ao mundo que estão envoltos. O intuito de uma abordagem prática de uma pedagogia ambiental é que ela possa ocorrer de forma integrada com a didática em sala de aula, para que não seja elaborada somente em temas transversais, analisando o quanto é importante o ensino sobre educação ambiental desde as séries iniciais, desenvolvendo práticas que visem à sustentabilidade e uma consciência ambiental considerável por parte dos educadores e educandos. O projeto foi realizado com 228 alunos das séries iniciais e seus respectivos professores. Inicialmente realizou-se uma palestra/capacitação para os professores, mostrando metodologias e práticas ambientais á serem trabalhadas com seus alunos; em seguida, por meio de oficinas e palestras com o apoio de todo o corpo docente, este já capacitado, foi possível levarmos o conhecimento de forma ampla e enriquecedora para os educandos, tudo isso nas dependências da escola, por meio de palestras sobre educação ambiental, coleta seletiva e reciclagem, produção de uma horta suspensa, coleta seletiva do lixo produzido na escola e posteriormente desenvolvimento de materiais pedagógicos com a reciclagem, dando-lhes o embasamento necessário para a aquisição de valores e conhecimento, para se tornarem seres transformadores e participativos dentro do processo dinâmico, que é o da educação ambiental. Tais práticas modificaram de forma significativa o ritmo dos educadores e educandos, simplesmente pelo fato de todos estarem engajados nessas ações, sendo observado mediante tal projeto uma responsabilidade e consciência ambiental que antes não se percebia, promovendo nos envolvidos uma reflexão ambiental, rendimento escolar e reconhecimento da sociedade. Portanto, é de extrema urgência que o conhecimento escolar não seja alheio ao debate ambiental travado pela sociedade, e que a mesma ofereça meios de o aluno participar, refletir e manifestar-se, surgindo assim, um ser consciente, ganhando experiências, competências e habilidades no que diz respeito a uma consolidação de valores ambientais.

Palavras-chave: Educação ambiental; Educadores; Educandos; Rendimento escolar; Valores ambientais.
 


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